Tecnologia produçao
O objetivo deste trabalho é classificar todas as fibras têxteis naturais, as fibras têxteis químicas e os fios têxteis, com suas respectivas origens e características para a catalogação do mesmo.
CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS TÊXTEIS As fibras têxteis se dividem em dois grupos: Naturais e Químicas. FIBRAS TÊXTEIS NATURAIS:
As chamadas fibras naturais são todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza necessitando apenas alguns processos físicos para transformá-las em fios. Elas estão divididas em:
Fibra Têxtil Vegetal:
- Sementes: Algodão, Paina
-Caule: Linho, Juta, Rami, Cânhamo
-Folhas: Sisal
-Frutas: Coco Fibra Têxtil Animal:
-Pelos Finos: Carneiro, Angorá, Mohair, Lhama, Alpaca, Vicunha
-Pelos Grossos: Cabra
-Secreções: Seda Fibra Têxtil Mineral: Amianto
FIBRAS TÊXTEIS QUÍMICAS:
É formado de macromoléculas lineares obtidas através de artifícios ou sínteses químicas como o petróleo, logo é um grupo de fibras não naturais que englobam a fibras Artificiais e Sintéticas. É também conhecida como fibra manufaturada, fibra feita pelo homem. Elas estão divididas sem:
Fibra Têxtil Artificial:
-Raiom /Acetato, Triacetato, Rayon/Viscose
Fibra Têxtil Sintética:
-Poliamida, Poliéster, Poliacrilico, Elastano.
FIBRA TÊXTIL NATURAL VEGETAL DO ALGODÃO * Suave e confortável; * Possui boa solidez; Hidrofílico, o que significa que o algodão tem excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto. O algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra. Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável. Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas. Pouca Elasticidade. Alongamento das fibras de algodão é determinado pelo conteúdo de umidade nelas existente. A umidade provoca um decréscimo na elasticidade