O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA
RESUMO
O presente artigo teve como objetivo analisar como se dá o processo de leitura no 1º ano do ensino fundamental tendo em vista apontar autores e pesquisas que ajudem o professor a criar situações de leituras que faz com que a criança se envolva de forma prazerosa a ela. Aponta também estudos do desenvolvimento da personalidade da criança para que o professor possa perceber o estágio que a mesma se encontra para melhor trabalhar estratégias de leituras condizentes com o nível de sua personalidade para que dessa forma a criança possa assimilar algo do livro com a realidade em vive. Os autores analisados sobre a perspectiva da leitura e da literatura mostraram a importância da formação do leitor e como esse pode vir a se tornar um leitor crítico, sendo agente transformador dentro da sociedade em que este está inserido.
Palavras chave: Processo. Leitura. Formação. Estratégias.
1. INTRODUÇÃO
No momento atual, o ensino de língua está no texto. Mas muitas pessoas ainda desconhecem os estudos que têm sido feitos nas áreas da psicolingüística e da lingüística textual ou conhecem, porém não tem ainda muito claro como colocá-los em prática em sala de aula.
Mediante a isso, procura-se neste estudo reunir, na sua fundamentação, questões teóricas de diversas fontes sobre leitura e escritura de textos, bem como sobre outras questões relativas à textualidade, gêneros textuais, motivação e letramento que sejam necessárias para poder dá consistência a essa reflexão pedagógica.
A leitura, as práticas e as competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira. Em 2003, o Brasil obteve desempenho insatisfatório em duas grandes pesquisas: uma de âmbito nacional - Instituto Paulo Montenegro - divulgou que 72% de jovens são alfabetos funcionais, ou seja, não sabem ler e escrever. Em outra internacional, o PISA - Programa Internacional para Avaliação de