A supervisao na Educacao
1. Introdução
De acordo com o Plano Quinquenal do Governo, um dos vectores essenciais para o desenvolvimento da educação consiste no reforço da capacidade de gestão do sistema desde o nível central até à escola. Neste âmbito a actividade de supervisão escolar é de extrema importância na ligação entre o nível central e a escola, uma vez que ela permite o acesso a dados colhidos no âmbito da sala de aula e que, por sua vez, estes dados permitem a detecção dos problemas que o professor enfrenta no seu dia-a-dia, consequentemente o apoio, o acompanhamento do professor e a sugestão de novas metodologias. É nesta prespectiva que o trabalho aborda a análise crítica sobre as afirmações colocadas por Andrade (1976:16).
1.1 Objectivos
Geral:
Compreender a afirmação colocada por Andrade (1976:16) acerca do trabalho dos supervisores no campo de atuação das escolas.
Específicos:
Descrever as maiores dificuldades do supervisor no desempenho de sua função;
1.2 Metodologia
A recolha de dados constitui a materialização de um passo importantíssimo no processo de pesquisa bibliográfica, ao mesmo tempo que identifica o tipo de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo pesquisador. Neste caso, a realização deste trabalho obedeceu ao princípio da pesquisa qualitativa, a qual visa buscar elementos importantes para compreender a análise crítica sobre as afirmações colocadas por Andrade (1976:16).
A técnica de pesquisa usada foi a pesquisa bibliográfica que consistiu na busca de informação por consulta ao material bibliográfico físico e electrónico.
1.3 Conceito chave
Supervisão “é uma fonte de recursos e um serviço de liderança e consulta, que ajuda a escola a fazer melhorar o seu trabalho. É uma orientação proporcional e assistência dada por pessoas cientificamente competentes, em matérias da educação, quando e onde forem necessárias, visando o aperfeiçoamento da situação do ensino – aprendizagem” Hann Hicks citado por Andrade (1979, p. 51).
2.