Arquivo
Este trabalho se fundamentará na teoria dos autores Ana Márcia Lutterbach Rodrigues, que é Bacharel em Filosofia pela UFMG, Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, Funcionária do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e Prof. Drª Nádina Aparecida Moreno, Reitora da Universidade Estadual de Londrina, e abordará os conceitos sobre informação, arquivo e suas funções na gestão da informação e de documentos.
FUNÇÃO DA INFORMAÇÃO
Conceito
No dicionário podemos encontrar a seguinte definição para informação: Ato ou efeito de informar (-se); informe. Transmissão de notícias. Comunicação. Instrução, ensinamento. Porem tentar detalhar exatamente o que é a informação pode parecer um exercício inútil para aqueles mais desatentos. Contudo sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas. No caso do livro, seu valor é determinado informação que ele contém, não pelo papel de que é feito.
O que é informação? De forma simples, o termo informação, pode ser usado para se referir a todas as representações de sinais ou dados. Para se chegar a obter uma informação é necessário que existam elementos de suma importância, sem os quais não se obtém a informação, estes elementos são chamados de Dados. Os dados são a classe mais baixa de informação, podendo ser representado por fatos, textos, gráficos, imagens, estatísticas, sons, etc. Estes dados podem ser coletados nos ambientes externos e internos da organização. Estes dados nada mais são que sinais ainda não processados, integrados de forma a se transformar efetivamente em informação.
Qual a função da informação?
O avanço das tecnologias de informação e da globalização tem gerado grandes transformações em diversas áreas, o que influencia de maneira significativa as organizações.
Após a revolução industrial a informação é capital indispensável, sendo causa de diversos estudos na área de gestão de informação,