A sociologia é fruto da modernidade e nasceu com o objetivo de interpretá-la
Com a modernidade, o mundo ficou mais integrado, os sociólogos esperavam entender o que unia as pessoas aos grupos sociais, e também desenvolver um “antídoto’’ contra a desintegração social.
Os resultados das pesquisas sociológicas não são somente de interesse dos sociólogos, como se pensa, também são de interesse de outras áreas do conhecimento. Entretanto, o maior interessado no resultado das pesquisas é o Estado, o principal financiador dessa disciplina.
Como toda ciência, a sociologia tem como objetivo explicar a totalidade do seu universo de pesquisa, mesmo que não seja um objetivo possível de se alcançar.
Os sociólogos usam frequentemente de técnicas quantitativas (como a estatística) para desenvolver padrões generalizados quanto às relações sociais. Essas técnicas quantitativas nos permitem entender as mudanças na vida em sociedade.
A sociologia estuda também as estruturas de poder do Estado e de seus membros, como a Igreja, que por muito tempo esteve no poder, e até hoje gera muitas polêmicas. Hoje, a polêmica mais recente da igreja católica tem sido a renuncia do Papa, que tem gerado muitas discussões, e foi-se dito até que essa renuncia seria algo positivo, pois seria uma oportunidade da igreja de se adaptar à modernidade em que a sociedade vive.
Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos proporcionam ás pessoas um instrumento de compreensão das situações em que se deparam na vida