SOCIO PARTE 1
1- Explique o contexto histórico que possibilita a origem da Sociologia. Resposta- O processo de formação da sociologia estende-se por um amplo período que vai, como ressalta Bottomore, de 1750 a 1850. É dentro deste dilatado intervalo de tempo que se processam duas revoluções fundadoras da modernidade: A Revolução Industrial, situada pioneiramente na Inglaterra, e a Revolução Francesa. Enquanto a primeira representou antes de tudo uma transformação radical no âmbito da economia, das formas e técnicas de produção da riqueza material, a segunda foi fundamentalmente uma revolução política.
2- Explique qual a diferença entre um saber cientifico e o senso comum cite exemplos.
Resposta- Senso comum é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico já o saber cientifico tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a buscada ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos. Exemplo de senso comum ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem dos benefícios através de pais ou parentes mas não tem um conhecimento do porque de tais benefício. Exemplo de saber cientifico a teoria da gravitação universal, de Isaac Newton.
3- A Sociologia é o fruto da modernidade e nasceu com o objetivo de interpreta-la. Exemplifique.
Resposta- As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade