Questões
-6ª e 7ª anos
Habilidades a avaliar
Texto base
Os egípcios antigos acreditavam que o Faraó, seu rei era filho do deus-Sol. Acreditavam também na vida após a morte. Quando morria, cruzava a terra dos vivos para a terra dos mortos, onde se unia ao próprio deus-Sol. Com um rei que vive-se para sempre, o Egito podia desfrutar todas as bênçãos que os deus pudessem dar. Mas para assegurar isso o corpo do Faraó tinha de ser preservado, ou o seu espírito morria.
(MORLEY,Jacqueline. Uma pirâmide egípcia. São Paulo:1993)
Pergunta
De acordo com o texto, os egípcios antigos acreditavam que o Faraó era filho do deus- Sol e que havia vida após a morte. Porque essas crenças eram importantes para eles?
Resposta
Os egípcios antigos acreditavam que os Faraós eram Deuses vivos e responsáveis por cuidar da proteção e prosperidade dos egípcios. Acreditavam também na vida após a morte no reino de Osíris, por quem os mortos seriam julgados e caso fossem absolvidos, poderiam retornar para aos seus próprios corpos após a morte.
Palavra chave
Egito Antigo, Faraó.
Questão
-7ª e 8ª anos
Habilidades a avaliar
Texto base
Após a batalha de Trafalgar (1805), qualquer chance não apenas de invadir a Grã- Bretanha pelo Canal da Macha, como também manter contatos ultramarinos, desapareceu. O único modo que parecia haver para derrotar a Grã–Bretanha era a pressão econômica, e isto Napoleão exercer eficazmente através do Bloqueio Continental (1806).
(HOBSBAWM, Erick. A Era das Resoluções: Europa 1789-1848. Rio de janeiro:2001)
Pergunta
O que mudou na estratégia de Napoleão contra a Inglaterra depois da batalha de Trafalgar?
Resposta
A derrota da armada francesa e espanhola pelos ingleses mostrou a Napoleão que a Inglaterra ainda era a rainha do mar. Desta forma, em 1806, convencido de que era preciso minar a economia inglesa para vencer, Napoleão decretou o Bloqueio Continental.
Palavra chave
Napoleão, Bloqueio Continental
Questões