relatório ccbb
NA1
A exposição está localizada no Centro Cultural Banco do Brasil que fica próximo ao largo São Francisco e a Faculdade de Direito da USP. O local reúne obras de arte contemporâneas do casal alemão Peter e Irene Ludwig. É financiado pelo Branco do Brasil e pelo Ministério da Cultura. A arte pop americana é algo que sempre me chamou atenção e a exposição estava repleta delas e isso me criou uma primeira boa impressão do local, achei interessante ver algo que eu gosto porém não vejo sempre.
O local possui 6 andares mas não percebi uma divisão entre técnicas ou escolas da arte. Os andares têm obras da Pop Art americano, neo-expressionismo alemão, hiperrealismo e muitas outras tendências. O primeiro andar tem atividades das quais os visitantes podem participar, como usar tablets para pesquisar obras e também tem sessões de cinema. Todas as obras possuem um material escrito com o nome do autor, o nome da obra e a técnica usada. A visita não é monitorada, mas possui monitores no local para instrução de qualquer dúvida dos visitantes.
Ludwig é o sobrenome do casal mecenas alemão responsável pela reunião de todas as obras expostas.
Obra 1
Pablo Picasso
Cabeças grandes, 1969 | Óleo sobre tela
Obra possui dois personagens com a cabeça e os corpos deformados. A cores usadas nos personagens são tons de azul mais escuro em destaque e a volta deles têm cores mais vivas como o amarelo, o laranja e o vermelho. O amarelo parece sintetizar o sol e o verde sob os personagens um tipo de grama.
O estilo genuíno de Picasso está evidente na obra.
Obra 2
Roy Lichtenstein
Ruínas, 1965 | Acrílica sobre tela
Parece retratar uma ruína grega pois possui colunas semelhantes a do Partenon. A obra é no estilo Pop Art, há uma mistura de cores neutras (as colunas) com cores vivas (o resto da pintura), que dá um efeito parecido com o das histórias em quadrinhos.
Senti um pouco de dificuldade na segunda