salvador dali
Maria José Machado Costa
Mestrado Acadêmico
PROPEC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolisendereço@eletronico.br
“O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios. [...] No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. [...] Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É o museu/centro cultural mais visitado do Brasil e o 17º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013).”
O espaço visitado utiliza diversas linguagens, digo, expressões artísticas para comunicar ao público o conteúdo proposto. Essas linguagens se caracterizam através de exposições de artes visuais, musicais, peças de teatro, cinema, manifestações de canto, dança, declamações de poesias e textos.
O CCBB apresenta um espaço muito bem iluminado, organizado, acolhedor e democrático. A estrutura arquitetônica do espaço contempla rampa de acesso para pessoas com deficiência física; sanitários para cadeirantes; boxe para cadeirantes nas salas de teatros, cinemas e na videoteca.
O CCBB possui um elevador que facilita a locomoção entre os andares, bem como escadarias de acesso. O público de diferentes faixas etárias é atingido a partir de uma programação que atende e desperta os interesse tanto de crianças, quanto de jovens, adultos e idosos. A estrutura apresenta instalações como: