A Sociologia é fruto da modernidade e têm com o objetivo interpretá
A Sociologia é a ciência que estuda a Sociedade. Ela é fruto de todo um conhecimento sobre natureza e a sociedade que se desenvolveu a partir do século XV. Foi nessa época em que ocorreram mudanças significativas que tiveram como resultado o fim da sociedade feudal e o começo da sociedade capitalista, ou moderna.
Em cada sociedade, desde sempre, os seres humanos elaboraram explicações próprias para as situações que viviam. Eram explicações religiosas, místicas, culturais, etc.
Mas, no contexto científico, a Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia é uma forma de conhecimento, resultado das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu em resposta a necessidade de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer no desenvolvimento da sociedade capitalista.
Além disso, ela nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.
Assim, nós podemos perceber que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica, ou seja, como objeto de interpretação.
Referências Bibliográficas:
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.
http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm