A sociologia é fruta da modernidade e nasceu com o objetivo de interpretá-la
“A Sociologia nasceu no século XIX com o desafio de estudar a sociedade se tornando cada vez mais moderna.”
Em nossa sociedade, vem ocorrendo várias transformações sociais, culturais e políticas, que vem fazendo com que ela possa ser vistas com novos olhares. Com isso, a Sociologia passou a tentar entender melhor essas transformações para poder explica-la. Ela analisa a relação do individuo se relacionando em grupos, associações, instituições, família, comunidade...
Esse estudo era pra entender o que fazia esse grupo se unir e para desenvolver uma mistura para a desintegração social.
Os indivíduos são levados pela modernidade e passam a ser influenciados pelas ideias, costumes, valores, culturas, atitudes, costumes, regras, de outros indivíduos.
Os indivíduos na sociedade influenciam e são influenciados. E para isso, não basta apenas o contato. Para que haja a interação, é preciso que haja mudança no comportamento de cada um, como o resultado do contato e da comunicação, gerando a socialização.
Exemplo de socialização é, quando uma pessoa começa a conviver com outros que pessoas de costumes diferentes do seu e sem perceber ela passa a adquirir alguns desses costumes e vice-versa.
Assim como os indivíduos se aproximam, eles também podem se afastar e passar a interagir menos com os outros. Isso depende de cada um, do modo que se interagem, etc.
A rede social, por exemplo, é uma modernidade que faz com que as pessoas de diferentes costumes e ideias, se aproximem.
A sociologia é o fruto da modernidade, pois nasceu dela.
Nasceu com o objetivo de interpretá-la, porque a sociologia tenta entender a modernidade na nossa sociedade.