Pilhas caseiras (sem conclusão)
A pilha foi uma descoberta que mudou toda uma forma de tecnologia no mundo. As pilhas são dispositivos que possuem dois eletrodos e um eletrólito onde ocorrem reações de oxirredução espontâneas que geram corrente elétricas. Foram desenvolvidas no ano de 1800.
O trabalho apresenta um experimento de pilha caseira usando refrigerante. É possível construir uma pilha a partir de coisas como refrigerante, limão, batata e etc, porque estes itens tem condutabilidade ácida. Para que a pilha funcione são necessárias placas de zinco e fios de cobre. Ao inserir os dois objetos na solução criamos uma reação de oxirredução, o que cria a energia elétrica. Este tipo de processo pode ser utilizado para ligar pequenos aparelhos como lâmpadas não muito fortes como os leds, relógios e calculadoras
A PILHA
Em toda pilha, ocorre uma reação espontânea de oxirredução que gera corrente elétrica, está é aproveitada para que faça equipamentos funcionarem.
A pilha foi um grande avanço tecnológico, ela recebeu este nome por ser desenvolvida por Alessandro Volta em 1800, era formada por zinco e cobre separados por um algodão molhado em salmoura. Estes itens eram separados intercaladamente, um em cima do outro criando um cilindro. Por ser realmente uma pilha de discos, ganhou o nome de pilha.
Elas são formadas por dois eletrodos e um eletrolídio. O eletrodo positivo é chamado cátono, nele ocorre a redução. O eletrodo negativo é chamado ânodo e nele ocorre a oxidação. O eletrólito é chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
Uma das primeiras pilhas foi a pilha de Daniell, nesta havia um recipiente com sulfato de cobre como solução, mergulhada nela uma placa de cobre. Em um outro recipiente estava uma solução de sulfato de zinco e nela havia uma placa de zinco mergulhada. As duas soluções foram conectadas por uma ponte salina, que era uma tubo de vidro com uma solução de sulfato de potássio com lã de vidro nas