ÉTICA E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL NA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Informação como instrumento de gestão 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O assunto a ser abordado será sobre o artigo referente ao banco HSBC que foi multado por realizar investigações sobre alguns de seus funcionários, que se encontravam afastados de suas funções por motivos de saúde.
O Grupo HSBC é uma das maiores organizações de serviços financeiros e bancários do mundo, emprega cerca de 271.500 colaboradores e foi eleita a empresa mais ética do mundo – Covalence Ethical Ranking – fevereiro de 2009 – pela Consultoria Covalence. No entanto o HSBC Bank Brasil foi condenado a pagar indenização por danos morais e coletivos, por ter contratado uma empresa de inteligência empresarial para espionar 152 colaboradores entre os anos de 1999 a 2003.
2 DESENVOLVIMENTO
Devido ao alto número de funcionários afastados, o banco HSBC adotou como estratégia empresarial uma investigação privada, porém não levaram em consideração seus próprios valores éticos e seus princípios no relacionamento com seus colaboradores. A investigação invadiu a privacidade dos colaboradores que tiveram seus direitos fundamentais à intimidade e à vida privada violados pela empresa, direitos esses, que são garantidos pela legislação.
O funcionário tem um papel fundamental dentro da empresa e é necessário que se invista no seu desenvolvimento profissional e garanta melhorias contínuas no seu ambiente de trabalho. A política adotada de afastamento pelos funcionários do banco HSBC, pode evidenciar falta de modelo de gestão colaborativo dentro da empresa. O estímulo para a contribuição de todos os funcionários nos objetivos e metas da empresa, o relacionamento ético e responsável entre empresa e funcionário e a adoção de uma gestão socialmente responsável, seriam estratégias mais eficazes e