A Sociologia para a Humanidade
O surgimento da Sociologia ocorreu no século XIX devido à necessidade dos homens compreenderem os problemas sociais que estavam surgindo devido à industrialização.
“Podemos estabelecer, com bastante tranquilidade, o surgimento da sociologia no século XIX como decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas, em razão da industrialização [...]”. (DIAS, 2010, p.4). O Positivismo era quem guiava o estudo da ciência da sociedade no século XIX fazendo uma relação de seus métodos com as ciências naturais, como cita Bridi, Araújo e Motim: “[...] o positivismo norteou a configuração da ciência da sociedade no século XIX, fazendo analogia metodológica com as ciências naturais [...]”. (2009, p.34).
As formas de estudo da sociedade no século XIX eram insuficientes, porque apesar do positivismo acreditar que o conhecimento científico era a única maneira de se obter conhecimento verdadeiro, este não concordava que a ciência investigasse as causas dos acontecimentos naturais e sociais, pois considerava algo sem utilidade e devido a essa insuficiência surgiu a necessidade de uma nova ciência para tentar explicar a nova realidade social que estava aparecendo com o capitalismo, com o trabalho na indústria, com a urbanização desordenada das cidades; surgindo a Sociologia como ciência, com o intuito de estudar esses novos problemas sociais.
- 2 -
De acordo com Dias, podemos definir Sociologia como: “Estudos sistemáticos do comportamento social, dos grupos e das interações humanas.” (2010, p.6).
Esquema de definição da sociologia:
A Sociologia possui três autores clássicos que são: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Para Émile Durkheim as forças sociais têm influência no comportamento do indivíduo, de modo que a sociedade é mais que apenas a soma do número de seus componentes individuais, provando assim que as forças sócias que são