A Sociedade na América Portuguesa
Nobreza-
___Durante o período colonial existiu um conjunto de vários elementos diferentes, denominado: desclassificados (não pertenciam ao povo).
Eram homens, mulheres com papeis diferentes e até opostos, apesar de que muitos, não se incorporavam ao mundo do trabalho.
___Esse grupo era formado por: escravos libertos, mulatos, mestiços, índios aculturados e brancos pobres.
Os homens tendiam a trabalhar como: artesão, alfaiate, sapateiro, carpinteiro, barbeiro, e pescador.
Já as mulheres trabalhavam como costureira e vendedoras ambulantes.
Havia também muitos desclassificados exercendo outras funções.
___Outro grupo de pessoas brancas era considerado, pertencentes ao povo.
Esse grupo, também de pessoas diferentes, podiam ser desde pequenos proprietários de terras, soldados, funcionários inferiores, pequenos comerciantes até os artesões urbanos.
Raras vezes conseguiam assegurar uma posição entre os “Homens Bons”.
___Os postos mais altos da sociedade colonial eram ocupados pela aristocracia açucareira, donos de ricas lavras de mineração e pelos grandes comerciantes; também participavam alguns criadores de gado e os maiores fazendeiros de algodão, tabaco e cacau, apesar de ser em um plano secundário.
___Alguns cidadãos urbanos, que possuíam diplomas de cursos superiores ou de simples estudos, também gozavam de certo status.
O trabalho escravo-
___A escravidão no Brasil, que se iniciou no século XVII, era utilizada tanto nos centros urbanos como zonas rurais e de mineração.
Nos centros urbanos existiam os escravos domésticos, de ganho e de aluguel.
___Os escravos de ganho trabalhavam e eram gratificados, suas funções eram: transportadores de carga e de pessoas, vendedores ambulantes, barbeiros, curandeiros, prostitutas, “negras de tabuleiros” e outras atividades.
Parte do dinheiro obtido nesses serviços era repassado aos senhores, mas os escravos conservavam uma parte, utilizada em alimentação, vestuário, ferramentas, e