Religião e Sociedade na América Portuguesa
Os escravos de origem ioruba que vieram para o Brasil, trouxeram com eles sua língua, seus costumes e crenças, uma de suas crenças era a fé em Oxalá.
Porém com a diferença de interesses entre a igreja católica e as crenças dos escravos, a coroa portuguesa forçou os escravos africanos a se tornarem cristãos. Como forma de resistência e para preservarem sua cultura eles adaptaram sua cultura ao catolicismo.
Evangelização e Inquisição
Em 1500 quando Pedro Alvares Cabral e sua esquadra desembarcaram aqui no Brasil, foi realizada uma missa comemorativa.Pero Vaz de Caminha comentou em uma de suas cartas ao rei de Portugal.
Texto rosa pág 111
A igreja e o estado eram unificados, defendiam os mesmo interesses sendo assim aliada ao governo português a igreja católica investiu na ideia de colonizar e evangelizar os habitantes do novo mundo.
O Rei João 3º determinou que Tomé de souza, primeiro governador-geral levasse a fé católica aos índios para cumprir essa tarefa o governador chegou a colônia acompanhado de jesuítas, cuja missão inicial foi catequizar os indígenas http://3.bp.blogspot.com/-0nUFXdzxdZI/TWKv8TdpufI/AAAAAAAANVs/Nvu00xrkqTo/s400/anchieta_1.jpg Tribunal de Inquisição
O tribunal da inquisição ou tribunal do santo ofício, assumiu praticamente os mesmos objetivos da Reforma católica, impedir o avanço do protestantismo, combater os saberes que se contrapunham ao catolicismo, especialmente a feitiçaria e as ideias ou palavras anticristãs.
(caso ele pergunte o que é protestantismo: no contexto brasileiro, o nome 'protestante' deve ser usado mais corretamente para se referir às igrejas que surgiram da Reforma Protestante como a Presbiteriana, a Luterana, Anglicana, Adventista e Batista; e o termo 'evangélico' é mais utilizado para se referir aos pentecostais e neopentecostais)
A perseguição aos judeus foi um traço importante das inquisições ibéricas, desde a segunda metade do século XV até a segunda