Deslocamento de equilíbrio
CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
Disciplina: Química Fundamental
Turma: B
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
Divinópolis/MG
Abril/2013
I) INTRODUÇÃO
I.1) OBJETIVO
Analisar os aspectos práticos do deslocamento do equilíbrio químico através da alteração da concentração de espécies químicas envolvidas em uma reação.
I.2) LEVANTAMENTO TEÓRICO
Reação química é uma reação composta por duas partes separadas por seta, a qual indica o sentido da reação. Os reagentes ficam à esquerda da seta e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.
Reagentes → Produtos
A + B→C + D
Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química. Equilíbrios químicos são sempre dinâmicos, o qual indica que a reação que se processa em um sentido direto (dos reagentes para os produtos) tem o mesmo valor de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes).
ReagentesProdutos
A + B C + D
O equilíbrio dinâmico é por um lado, um estado em que parece que nada está ocorrendo, e por outro, é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e em velocidades rápidas.
Princípio de Le Chatelier
Quando uma força atua sobre um sistema em equilíbrio químico, este se desloca no sentido de anular a força aplicada.
Quando aumentamos a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado. Por outro lado, quando diminuímos a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca pra repor o componente que foi retirado.
Considera-se V1 a reação direta e V2 a reação inversa.
- Equilíbrio: V1 = V2;
- Se V1 > V2, o equilíbrio se desloca para direita. Há aumento de [HI] e diminuição de [H2] e [I2];
-