A sexualidade
A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e actividade sexual, num determinado período da sua existência.
Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos moldes político-sociais ou religiosos.
A sexualidade
Actualmente este termo desassocia-se completamente da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade refere-se ao plano psicológico do indivíduo. De facto, a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afectada pelo ambiente sociocultural e religioso em que este se insere. Em algumas sociedades, na maioria orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, i.e., a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.
A puberdade
A puberdade se refere ao processo de mudanças físicas (também chamado de amadurecimento sexual) pelo qual o corpo de uma criança se torna um corpo adulto capaz de reprodução. O crescimento acelera na primeira metade da puberdade e atinge seu término próximo ao final. As diferenças do corpo entre garotos e garotas antes da puberdade são quase que inteiramente restritas aos genitais. Durante a puberdade, grandes diferenças de tamanho, forma, composição, e função se desenvolvem em muitas das estruturas e sistemas do corpo. Num sentido estrito, o termo puberdade refere-se as mudanças corpóreas do amadurecimento sexual em vez dos aspectos psicossociais e culturais do desenvolvimento.
Adolescência
A adolescência é o período de transição psicológica e social entre a infância e a vida adulta. A adolescência em grande parte se sobrepõe ao período de puberdade mas seus limites são definidos de maneira menos precisa e se referem tanto as características psicossociais e culturais do desenvolvimento durante os anos de adolescência quanto as mudanças físicas da puberdade.