Jogos E Brincadeiras De Socializa O
Introdução:
Existem muitos tipos de atividades lúdicas e várias teorias para explicar seus propósitos. É através de jogos e brincadeiras que a criança encontra soluções para problemas cotidianos e um lugar em grupo, ou seja, através de jogos e brincadeiras as crianças tem a possibilidade de socializarem umas com as outras.
Para Dressler e Willis (1998), a socialização é o processo pelo qual se perpetua a cultura, definindo a socialização como o processo pelo qual o indivíduo aprende e adota os padrões e normas de comportamento tidas como apropriados em sua cultura. Assim, vemos os jogos e brincadeiras como instrumentos fundamentais no auxilio ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O trabalho em equipe possibilitado por alguns jogos e brincadeiras de socialização também permitem uma convivência mais sólida e um aprendizado sadio do espírito de união e responsabilidade que seguramente influenciam na personalidade de crianças e adolescentes.
Desta forma, acreditamos que o papel do professor é um papel de extrema importância para o desenvolvimento de inteligência social na criança e no adolescente através de jogos e brincadeiras. Aula 1 – Parte 1: Chegando Perto
Nó Humano
Descrição da atividade: Forme um círculo com todos os jogadores de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem quem está ao seu lado direito e ao seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!". Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam ao seu lado. Depois de um minuto, peça que parem onde estão.
Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve ter um amontoado de gente. Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve conversando