A relevância do brincar e o desenvolvimento da criança
PATRICIA VIANA DE SOUZA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO – PETROLINA – PE patriciavianadesouza@gmail.c om
Resumo:
Segundo Goulart (2005), a natureza dos estudos de Piaget nos informa que ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor o desenvolvimento cognitivo humano. Suas pesquisas sobre a epistemologia genética e a psicologia do desenvolvimento tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui. Com isso, conseguimos compreender que estudar o desenvolvimento humano, dentro dessa perspectiva, possibilita conhecer as características de cada faixa etária, em cada etapa da vida (denominadas “estágios”).
Para Piaget os estágios do desenvolvimento humano acontecem em 4 períodos evolutivos da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o individuo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento( Furtado,op.cit ).São eles:
1º período: Sensório-Motor ( o a 2); 2º período: Pré- operatório (2 a 7 )
3º período: Operações- Concretas ( 7 a 12 anos) ;4º período: Operações formais
Em cada fase dessas citadas a organização mental de cada criança se dá e desenvolve-se de forma diferenciada, todos os indivíduos passaram por essas fases variando apenas o início e o término de cada uma, a depender do meio em que estiver inserido e os estímulos que receber.
O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. Palavras-chave: Jean Piaget; desenvolvimento