Relevancia do brincar na educação infantil
PORTO ALEGRE
2011
Tema: A relevância do brincar na Educação Infantil.
Problema: Existem diferenças na percepção dos professores de escolas públicas e privadas, quanto ao papel pedagógico do brincar na Educação Infantil?
Objetivos: • Analisar a importância do brincar para o desenvolvimento das competências relacionadas à escolarização, na etapa da Educação Infantil. • Comparar o uso que os professores fazem da ludicidade no processo de socialização escolar, para crianças da faixa etária da e Educação Infantil, em escola pública e escola privada. • Identificar as vantagens e desvantagens do uso do brinquedo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor desta faixa etária. • Caracterizar a formação dos professores de Educação Infantil em relação à utilização didático-pedagógica do brincar como elemento necessário ao desenvolvimento infantil.
Justificativa: A Educação Infantil tem como principal objetivo a socialização. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na seção II, art.29, : “ A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade.” Fa-se questinável a aplicação desta Lei ja que infelizmente diversas vezes podemos notar crianças fora da sala de aula, atuando como adultos,em trabalhos informais,sem nem mesmo a familia ter conhecimento disto,ou pior, ter o conhecimento e ainda incentivar.Basta olharmos em uma sinaleira,dentro de um onibus, ou nas paradas,que veremos crianças vendendo doces,artigos,ou então pedindo mesmo. São consideradas instituições de educação infantil: creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade e pré- escolas, para crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade. O Referencial Curricular Nacional para