Ciência politica
CIÊNCIA POLÍTICA
TRATA-SE O PRESENTE TRABALHO DE COMENTÁRIOS REALIZADOS EM SALA E RESUMO DE LIVROS INDICADOS COMO DE LEITURA OBRIGATÓRIA, NÃO SUBSTITUINDO OS MESMOS.
DEFINIÇÃO: Ramo das ciências sociais que estuda as formas de governo, os partidos políticos, os grupos de pressão, as relações internacionais e a administração pública, que dizem respeito a atividades de indivíduos ou de grupos e envolvem as relações humanas básicas, tratando de valores fundamentais como a igualdade, a liberdade, a justiça e o poder. Estuda a generalidade dos Estados, sem se deter em um específico. Tendo por objeto a sociedade política, a analisa no aspecto sociológico, político e jurídico, com vistas a explicar sua origem, estrutura, evolução, fundamentos e fins.
TRÍPLICE ASPECTO: Miguel Reale Teoria Tridimensional do Direito: fato, valor e norma
TGE é a ciência geral que, na análise dos fatos sociais, jurídicos e políticos do Estado, unifica este tríplice aspecto e elabora uma síntese que lhe é peculiar, para estudá-lo e explicá-lo na origem, na evolução e nos fundamentos de sua existência.
Prismas Filosófico, Sociológico e Jurídico (Kelsen âmbito espacial e pessoal).
Objetivo: Estudo do conhecimento, das constituições e das idéias políticas tanto no sentido teórico (doutrina) como no sentido pratico (arte)
Prima sociológica: fenômeno político por excelência,
Estudo da racionalização do poder, legitimidade das bases sociais em que o poder repousa
Prisma Jurídico: reduz ao Direito Político, a simples corpo de normas.
RELAÇÃO COM OUTRAS DICIPLINAS:
Direito Constitucional, (dependência da estabilidade ou instabilidade do meio político e social – vida política real e vida política juridicamente institucionalizada tente a coincidir)
Economia, (fato fundamental de politização da sociedade – importância do capital para a Ciência Política toda a matéria que se ocupa a Economia Política)
História (fornece o material