Planejamento estratégico
Em 1983 deu-se início da produção artesanal pioneira de um sabonete de toalete sem marca, pelos pioneiros João Felipe e Rogério, amigos de infância e de escola, num barracão em Sumaré, interior de São Paulo.
Em um ano a produção, que era pequena, era vendida de porta em porta, nas casas de amigos e colegas, num raio de até cem quilômetros de Sumaré. No ano seguinte já possuíam vinte vendedoras e novos produtos foram adicionados: desodorantes femininos e xampus.
Com boas perspectivas de crescimento, novas máquinas são compradas, para envasamento e para etiquetagem e em seguida fizeram a ampliação do barracão com aumento do volume de produtos vendidos. Um laboratório de qualidade foi montado.
A fábrica da empresa FOI instalada no interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, aproveitando-se dos incentivos da SUDENE (órgão do governo federal), se transformando numa empresa de porte médio, industrial, fornecedora para um mercado que extrapolou muito o mercado local.
A cobertura de mercado da Amazonic, através de venda porta-a-porta, inicialmente local, passou a regional e até nacional, com uma gama de produtos que incomodam grandes empresas do setor no Brasil.
Apesar de todo este aparente sucesso, a situação problemática da empresa chegou a um impasse, no ano passado, provocada pela incapacidade dos dirigentes em chegar a um acordo sobre qual a verdadeira natureza dos problemas que a empresa estava enfrentando, com alto prejuízo, endividamento e dificuldades de caixa. Alguns de seus produtos se mostravam obsoletos, enquanto produtos novos estavam chegando ao mercado pelas concorrentes e a empresa tinha dificuldade em acompanhar esses lançamentos.
O objetivo deste trabalho é apresentar idéias e mostrar oportunidades para reabilitação da empresa.
1. PROPÓSITO ORGANIZACIONAL
1. Visão
Aumentar a produtividade e as vendas em 4.223.850 unidades para