A Servid o Moderna
A RELAÇÃO DO SOCIALISMO NO SÉCULO XXI COM O DOCUMENTÁRIO “A SERVIDÃO MODERNA”
SIMÕES FILHO
2012
IFBA-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
A RELAÇÃO DO SOCIALISMO NO SÉCULO XXI COM O DOCUMENTÁRIO “A SERVIDÃO MODERNA”
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, sob a orientação do Docente Manuel Carrau, pela turma do 3º Ano de Metalurgia, realizado por: Dante Domiciano Silva e Dilair Santos Argolo.
SIMÕES FILHO
2012
1. “A SERVIDÃO MODERNA SOBRE OS PARAMETROS DO SOCIALISMO DO SÉCULO XXI”
Ao pensarmos na questão do trabalhador é possível observar que antes da Revolução Industrial e da firmação do sistema capitalista, o trabalhador era um homem “livre”. Controlava os meios de produção, produzindo apenas o necessário para suprir suas necessidades, gerenciando seu próprio ritmo de trabalho. Não existia separação entre “tempo livre e tempo de trabalho”. Todo seu tempo era livre, e seu trabalho dignificante. Poderia dedicar-se às relações familiares, ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Mas o tempo passou e o capitalismo mudou completamente a vida do trabalhador, tudo bem que com ele vieram grandes progressos da ciência e da humanidade, já que sua base é na propriedade privada e na “livre concorrência”.
Porém o maior problema, é que esse suposto benefício foi a um custo alto para a humanidade. Primeiro, ele tornou o trabalhador independente, o mestre artesão, num trabalhador assalariado dependente de um proprietário, passando a perder a posse dos meios de produção, do produto, do seu ritmo de trabalho, da sua vida, tornando-se escravo de ordens ditada pelos patrões que definem como e quanto tempo eles irão trabalhar. O trabalhador aceita sua vida como natural, e só sabe obedecer, obedecer e obedecer, legitimando o totalitarismo justificado pela propriedade privada.
Seu ritmo de trabalho se torna corrido, ele