A Servid O Moderna
O documentário “A servidão moderna” retrata a escravidão no mundo atual, com uma visão crítica da realidade do homem moderno, o vídeo tem como finalidade conscientizar as pessoas sobre a atual condição da sociedade, através de frases e imagens ele demonstra que a sociedade vive numa condição alienante, servos do trabalho e dominados por governos e religiões. As pessoas são ensinadas a aceitar, são escravos voluntários, escolhem os “amos” a quem servir.
O autor faz analogia a época da escravidão, porém descreve os escravos modernos como cegos que não enxergam sua condição e que aceitam a vida que lhes são imposta, renunciando uma melhor condição, denominando essa condição de “Sistema de alienação”. Os escravos modernos tratam o mundo construído através do trabalho alienado como prisão a se viver. Um roubo social ou apropriação exclusiva do solo, materializada por muros e grades, marcas da separação social, assemelha-se a jaulas, prisões e cavernas onde o escravo moderno paga por isso.
A servidão moderna, revela o consumismo como maneira de felicidade e plenitude do escravo contemporâneo, surgindo novas necessidades consideradas como vitais, como exemplo o rádio, TV, computador e celular, servem como isolamento do homem e difusor das mensagens do sistema. Já a falsa abundância alimentícia é vista numa alimentação inadequada e ruim, em contrapartida temos a miséria e a desigualdade da imensa maioria.
Por fim, o vídeo mostra o trabalho como instrumento de tortura, uma busca insana pelo dinheiro, em que o sistema de dominação absoluta vê essa busca de real valor, trabalha-se mais para pagar uma vida miserável e humilhante, atividade alienante e vista como libertadora. A dominação da vida do escravo moderno é obedecer, consumir e produzir. A classe dominada está convencida que adaptar-se a essa ideologia é adaptar-se ao mundo como ele sempre foi.