Administrar complexidades
Conhecimentos multidisciplinares, ou seja possuir conhecimento sobre diversas disciplinas e interligá-las na busca por um objetivo comum.
Flexibilidade, ser capaz de adaptar-se e conseguir trabalhar de forma eficaz nas mais distintas situações e com grupos de pessoas diferentes. Entender e saber valorizar as diferenças entre pontos de vista diversos, adaptando seu próprio enfoque a um determinado cenário quando necessário.
Competências coerentes com cada contexto, ou seja ter a capacidade//conhecimento para resolver e lidar com uma determinada situação
Os gestores lidam constantemente com mudanças de mercado, com aumento da incerteza, dificuldade maior para os controles internos, competição mais globalizada e novas tecnologias mudando os negócios a cada dia., alterações nos hábitos dos consumidores, o aumento das cobranças por resultados, a disputa por talentos, a diversidade e as gerações.
O estudo das organizações então é complexo, pois é necessário um conjunto multidisciplinar de perspectivas para analise do seu funcionamento e é especifico pois as empresas variam de tamanho, tecnologias, forças de mercado e principalmente de pessoas.
As organizações podem ser comparadas a um organismo vivo, Um ser vivo contem vários órgãos, cada qual com sua função e que em conjunto trabalham para se sustentar, uns aos outros. Um problema num órgão pode afetar o organismo todo e recursos são deslocados para aquele mais necessitado.
A organização busca a sobrevivência e, para isso ela precisa de recursos do ambiente, num caso água, comida por exemplo, e de outro materiais, mão de obra e recursos financeiros.
Além disso as organizações e seres vivos se reúnem em torno de nichos em que competidores disputam os mesmos recursos. Quando em um nicho faltam recursos, eles se deslocam para outros mercados/ambientes e muitos deles morrem/fecham as portas.
O desempenho humano pode refletir a capacidade cognitiva do pensar complexo ou