Jose Manoel
Nos jogos infantis, as crianças tentam imitar os adultos em seus rituais, cultos, cerimônias e atos do cotidiano. Impressões arqueológicas e pinturas comprovam que na Antiguidade determinados jogos já existiam. Gregos e romanos jogavam pião atual. Os primeiros jogos surgiram no Brasil eram traduzidos, e os modelos, importados. Esses jogos constituem importantes instrumentos que atuam em programas específicos das áreas educacional e empresarial. Para compreender o conceito de jogo, precisamos utilizar a imaginação, pois é uma atividade espontânea, realizada por mais de uma pessoa, regida por regras que determinam quem vencerás.
A simulação constitui uma situação em que um cenário simulado representa modelos reais, permitindo a reprodução do cotidiano. Unido o jogo à simulação, podemos chegar ao conceito de jogos simulado. Todas as decisões são de responsabilidade do grupo e as tentativas são estimuladas.
O que diferencia o simulado do real é que, às sansões são reais e pode custar a perda de cargos, confianças, prestígio de trabalho. No erro e na vivencia e que se encontram as maiores chances de aprendizagem.
Durante o jogo, o grupo realiza uma sequencia de interações e coloca em pratica suas habilidades técnicas; o processo semelhante ao de seu cotidiano. Essas vivências contribuirão para o aperfeiçoamento da performance do grupo que exija respostas e ações concretas.
É fundamental que os participantes compreendam as regras do jogo. Independentemente da forma como as regras sejam transmitidas, o mais importante é que sejam claras e expressas em linguagem acessível a todos, de