A Serra do Jatobá
Figura 01. Mapa do Município de Serra Branca. (Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Branca)
A Serra do Jatobá localiza-se no município Paraibano de Serra Branca (Figura 01) que está inserido na unidade geomorfológica do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros, mais especificamente na microrregião do Cariri Ocidental. O município encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e possui um clima tipicamente semi-árido, quente e seco, caracterizado pelo baixo índice pluviométrico, com chuvas de verão, vegetação de pequeno porte arbustivo-arbórea e um tipo de solo raso e pedregoso.
Apesar de localizar-se numa região de clima semi-árido a serra possui um solo diferente das regiões circunvizinhas, menos raso e com mais acumulação de argila, e uma umidade maior, em virtude da altitude, que contribui para um maior índice pluviométrico o que lhe confere uma vegetação mais diversificada, mesmo no período das secas, classificada como Mata Serrana, com espécies da caatinga e da mata úmida.
Esta serra (Figura 02) peculiar trata-se de um imenso batólito que aflora numa enorme extensão em pleno Cariri paraibano, sendo um testemunho de um terreno antigo e bem consolidado, pois para que este tipo de terreno cristalino, formado por rocha magmática intrusiva, aflore é necessário milhares de anos de erosão. Possui uma coloração esbranquiçada, possivelmente pela enorme quantidade de cristais de quartzo, sendo conhecida também popularmente como Pedra Esbranquiçada.
Figura 02. Foto da Serra do Jatobá ao fundo. (Extraído de http://geodiversidadepb.blogspot.com.br/)
No que concerne a erosão, a Serra do Jatobá sofre com diferenciados processos dentre eles a erosão ou intemperismo químico, provocado pela água pluvial (Figura 03) carregada de gás carbônico e outros gases o que a torna corrosiva, e o intemperismo físico-mecânico provocado pela variação da