O espaço natural do sertão paraibano
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA FÍSCA
PROFESSOR: Dr. JOSUÉ PEREIRA DA SILVA
O ESPAÇO NATURAL DO SERTÃO PARAIBANO
ADRIANO DE SENA GONÇALVES
CAJAZEIRAS
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva apresentar um resumo, em linhas gerais, sobre o meio natural da Mesorregião do Sertão paraibano. Caracterizar seus aspectos em relação ao relevo, clima, solo e vegetação e, ainda, conceituar os elementos inseridos nestes. Isto posto, vamos conhecer a localização da Paraíba, estado no qual encontra-se situada a Mesorregião sertaneja: A Paraíba está situada no extremo leste da região Nordeste do Brasil, e faz limites: ao Norte com Rio Grande do Norte, ao Sul com Pernambuco, ao Leste com Oceano Atlântico e a Oeste com Ceará.
Na representação cartográfica, acima exposta, podemos localizar a Mesorregião Sertaneja que está representada na cor vermelha e enumerada do 17 ao 23, compreendendo as microrregiões de Patos a Cajazeiras.
Estabelecida a localização da nossa área de estudos, vamos discorrer sobre os elementos que a compõem, tomaremos como ponto de partida as formas geomorfológicas que representam o seu relevo, ao passo que identificados esses elementos, os conceituaremos tomando como base as referências apontadas para o entendimento destes acontecimentos e/ou fenômenos naturais.
O RELEVO DA MESORREGIÃO DO SERTÃO
A Mesorregião do Sertão representa uma subunidade espacial de natureza individualizada na paisagem, situada na porção ocidental da Paraíba, à retaguarda da Borborema Central e estendendo-se pelo pediplano sertanejo, alcança os alinhamentos de serras que fazem fronteiras com os Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. É composta por 7 Microrregiões (Patos, Serra do Teixeira, Piancó, Sousa, Catolé do Rocha, Itaporanga e Cajazeiras) que abrangem 22.466