Ecossistemas do rio grande do norte
Caatinga
Formada de arbustos, é uma vegetação que caracteriza essa região ao clima semi-árido, representando 80% do estado, com à predominância de solos pedregoso. A fauna existente é formada por animais adaptados às difíceis condições: tatu-verdadeiro, peba, preá e mocó, o primata sagüi-do-nordeste, o cervídeo veado-catingueiro.
Mata Atlântica A Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte se estendia anteriormente desde a Baía Formosa até Maxaranguape, em 6% da superfície do estado. Hoje está restrita, em pequenas faixas no litoral. Constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta. A flora, 'Pau-Brasil', 'Jatobá', 'Maçaranduba', 'Gameleira', 'Sapucaia', 'Peroba', 'Sucupira', 'Anescla'. A fauna, o macaco 'Guariba', os passarinhos, como 'Choca barrada', os repteis, como 'Bico-doce', os insetos herbivoros, aranhas arboricolas e formigas 'tocandiras'.
Cerrado
Constituído de árvores (caju, mangabeira, lixeira) tortuosas, esparsas, intercaladas por uma cobertura vegetal inferior, o Cerrado ocupa os terrenos baixos do litoral nas faixas de terras, muitas vezes associado com outras vegetações como a caatinga. Esse ecossistema esta presente no norte do estado, na região de Touros.
Floresta das Serras As serras com seus terrenos elevados e inclinados apresentam um ecossistema muito diversificado, caracterizado pelos seus cumes de florestas úmidas e grandes árvores. A flora nas regiões de caatinga, é representada por Pereiros, Marmeleiros, Aroeiras e na Mata Atlântica por Mulungus e Jatobás. A fauna é constituída de numerosas espécies de aves, Gavião Pé-de-serra, Concriz, Rolinhas e Juritis.
Floresta Ciliar de Carnaúba Vegetação formada pelas palmeiras carnaúba, que podem ser encontradas nas zonas baixas úmidas e nas margens dos rios. Ela se apresenta sob a forma de grandes