campo maior
História:
É município brasileiro do Piauí. Localiza-se à latitude 04º49'40”sul e à longitude 42º10'07" oeste, estando à altitude de 125 metros. Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo esquecida historicamente,o dia 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país.
Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do marechal João José da Cunha Fidié,que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho , não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi preso.Campo Maior completou no último dia 8 de agosto de 2011, 249 anos de emancipação política.
Política (Prefeitos)
O município já foi administrado pelos seguintes políticos:
Francisco Alves Cavalcante
Aldemar Mendes de Melo (interino)
Vicencia Alves de Menezes Cavalcanti
Antonio da Costa Leitão (interino)
José Martins Lustosa (interino)
Sigefredo Pacheco
Raimundo Ney Bauman
Aspectos climatobotânicos:
A cidade caracteriza-se pela presença marcante da Carnaúba, que lhe rendeu o apelido de "Terra dos Carnaubais". O Açude Grande também apresenta destaque, encantando turistas que passam pela cidade. Outros pontos turísticos são a "Serra" de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores,o Monumento aos Heróis do Jenipapo e a Catedral de Santo Antônio.A distância de Campo Maior à capital (Teresina) é de 84 km.
Localização geográfica:
Desde o fim do século XX, seus limites são os seguintes:
Ao Norte: com os municípios de Cabeceiras do Piauí e José de Freitas;
Ao Sul: com Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Novo Santo Antônio;
Ao Leste: com Nossa Senhora de Nazaré e Cocal de Telha;
Ao Oeste: com Altos, Alto Longá e Coivaras.
Relevo:
O município de