todos
Argumento de Autoridade:
Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista e, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese.
Argumento por analogia (ou a simili):
São o argumento que pressupõe que se deve tratar algo de maneira igual, situações iguais. As citações de jurisprudência são os exemplos mais claros do argumento por analogia, que é bastante útil porque o juiz será de algum modo, influenciado a decidir de acordo com o que já se decidiu em situações anteriores. Argumento a fortiori ou argumento com maior razão
É também um argumento jurídico e, via de regra, é usado para buscar a supressão de omissões da lei e, com isso, tornar o seu sentido mais abrangente. Trata-se de autorizar quem pode fazer o mais, fazer o menos.
Argumentos Silogísticos
Nestes argumentos a verdade das premissas assegura a verdade da conclusão. Se as premissas forem verdadeiras, e o seu encadeamento adequado, a conclusão será necessariamente verdadeira. Os argumentos dedutivos não acrescentam nada de novo ao que sabemos.
Argumento a contrario sensu (de interpretação inversa)
É utilizada para interpretar dispositivos legais, e igualmente pode ser articulado quando afirmações em sentido inverso são invocadas em favor da tese que o argumentante precisa comprovar. A contrariu sensu, tem como base o princípio da legalidade, aquilo que não é proibido é permitido.
Argumento ao absurdo
O argumento pelo absurdo, também chamado prova pelo absurdo, consiste em demonstrar a invalidade de uma tese, pressupondo-a verdadeira, e mostrando que sua aplicação leva a resultados incongruentes, contraditórios, antijurídicos, inadmissíveis: absurdos, enfim.