Atual Modelo de Gestão dos Resíduos Sólidos no Munícipio de Campo Maior
Atual Modelo de Gestão dos Resíduos Sólidos no Munícipio de Campo Maior.
2-JUSTIFICATIVA
Visto que “a Constituição Federal prever em seu artigo 225, que” todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e á coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações’’. Com isso, o meio ambiente tornou-se direito fundamental do cidadão, cabendo tanto ao governo quanto a cada indivíduo o dever de resguardá-lo.
Mais de 80% dos municípios brasileiros despejam seus resíduos em locais a céu aberto, em cursos d’água ou em áreas ambientalmente protegida (IBAM, 2000). No município de Campo Maior a 70 km da capital, Teresina, não é diferente, o lixo é despejado em um terreno sem o menor tratamento, e o pior é que a cidade cresceu e os bairros já estão bem próximos do lixão, acarretando muitos prejuízos à população como o terrível mau cheiro, a degradação ambiental da região, problemas relacionados à saúde humana, pois muitas crianças terminam brincando próximo a essa área.
Diante dessa problemática veio o interesse pela realização dessa pesquisa que acontece primeiramente pela escassez de trabalhos acadêmicos na Geografia que abordem o Estado do Piauí e, sobretudo que estudem temáticas relacionadas aos resíduos sólidos no município de Campo Maior. Onde meu trabalho tem por objetivo discutir soluções para que possa haver alternativas ou mesmo mudanças no tratamento do lixo, para que este não contamine diretamente o solo e nem prejudique a população.
3-PROBLEMATIZAÇÃO Hoje um dos principais problemas encontrados em relação ao meio ambiente são os resíduos sólidos, já que com o aumento da área urbana acarretado pelo aumento populacional; o elevado grau do consumismo gerado pelo aumento da concentração da renda tudo isso faz com que haja um aumento do lixo.
Os resíduos sólidos, tecnicamente chamado de lixo, são um dos maiores