A seca do Nordeste na voz de Luiz Gonzaga
Secretaria de Estado de Educação
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Pinto
Disciplina: Geografia
Ensino Médio – 2ª Série – EJA
Professor Luiz Daniel da Silva Filho
A seca do Nordeste na voz de
Luiz Gonzaga
Bayeux – PB
2012
JUSTIFICATIVA
Estudos da seca e outros problemas do Nordeste a partir da interpretação das letras de músicas cantadas por Luiz Gonzaga1 visam incentivar o interesse dos estudantes em conhecer melhor sua região e despertar a participação dos mesmos em debates, excursões, aula de campo, além de enfocar nossas riquezas culturais.
O estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos faz um grande esforço para continuar ou voltar à sala de aula, muitas vezes, após alguns anos sem estudar. Esse método de aprender através de músicas, anima a participação efetiva e possibilita um aprendizado dinâmico, proporcionando uma avaliação contínua.
Através das letras de músicas é possível alcançar a interdisciplinaridade, envolvendo conteúdos de áreas diversas, como: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Sempre que, por experiência, se traz para a sala de aula novas formas de ensinar com criatividade, a resposta do estudante é positiva. Trilha pelo caminho do desenvolvimento pessoal e a participação coletiva na execução dos trabalhos, transformando tarefas, que geralmente seriam obrigatórias, em tarefas gostosas, envolventes e prazerosas, principalmente alcançado a aprendizagem dos conteúdos.
A partir desta reflexão, este projeto tem como meta desenvolver o processo ensino-aprendizagem sobre a seca do Nordeste e todos os problemas gerados por esse fenômeno, que é natural, mas seu flagelo é uma questão política e social.
OBJETIVO GERAL
Despertar o interesse em conhecer as questões que envolvem o fenômeno da seca do Nordeste, através de aspectos da cultura regional.