port geo
ENSINO médio integrado em informática – módulo 6
ANDRÉ NOGUEIRA ENCARNAÇÃO - 004512013
portifólio 1 história ...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
ANDRÉ NOGUEIRA ENCARNAÇÃO
portifólio 1 história Trabalho apresentado ao Curso de informática do colégio ENIAC para a disciplina de História.
Prof. Karem
Guarulhos
2013
Respostas
.............................................................................................................
1. O engenho de açúcar teve papel decisivo no processo de colonização do Brasil. Com relação a isso:
a) Quais eram as características econômicas do engenho de açúcar?
Resposta: Foi a atividade açucareira que determinou o início da ocupação e exploração portuguesa no Brasil. O engenho era a unidade básica de produção nos primórdios da colonização do Brasil, caracterizado pela grande extensão territorial (latifúndio) monocultura e pelo trabalho escravo, predominantemente africano. O desenvolvimento do engenho possibilitou que outras atividades econômicas se desenvolvessem, como a agricultura de subsistência e a pecuária.
b) Do ponto de vista social, qual o papel do engenho de açúcar nas estruturas de poder da sociedade colonial brasileira?
Resposta: A sociedade açucareira caracterizou pela polarização (existência de duas camadas sociais importantes, senhores e escravos), pelo imobilismo social, pelo patriarcalismo. A elite detinha não apenas as terras e o capital, mas também os direitos políticos, uma vez que apenas os "homens bons" estavam aptos a ocupar os cargos das câmaras municipais.
2. Qual era o regime