TEMA: Luiz Gonzaga (contribuição para a cultura do nordeste)
Faculdade de Ciências Sociais
Curso de Ciências Sociais
Luiz Gonzaga (contribuição para a cultura do nordeste)
Graduanda: Isabel Cristina Tavares
Goiânia 2013
Introdução
Luiz Gonzaga tornou-se um dos maiores interpretes e compositores populares de sua época. Sua voz, sua vestimenta, seu modo de falar, sua entonação fizeram com que se transformasse em um grande ícone nacional, o representante de uma identidade regional. Foi um dos maiores divulgadores de cultura, costumes e crenças do nordeste.
Nas canções de Luiz Gonzaga observam-se articulações de traços culturais da região com a natureza e seus componentes regionais, instituindo sentidos a construção de uma realidade. A seca e a saudade da terra natal é o grande problema do nordeste.
Luiz Gonzaga contribuiu com a visão estereotipada, ligando a identidade nordestina ao flagelo da seca.
Suas canções de certa forma faziam com que o Governo mandasse cada vez mais subsídios para socorrer a região, que gerou a “indústria da seca”.
Ademais, começarei este estudo com a biografia de Luiz Gonzaga, e analise de três canções de Luiz Gonzaga, compostas por ele e em parceria com outros compositores.
A motivação da pesquisa surgiu primeiramente da observação de algumas letras das canções de Luiz Gonzaga, nas quais se percebe elementos que contribuem para a construção de uma identidade regional. As canções revelam mais que palavras, constroem um sentido, uma linguagem que desperta visão de mundo, valores sociais, crenças, relações e que na criação delas Luiz Gonzaga se embasava em parte real e em parte um imaginário específico.
O rei do baião ou o mito Luiz o Nascimento Gonzaga (1912-1989) foi músico brasileiro, “sanfoneiro, cantor e compositor “. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz