LUIZ GONZAGA: A IDENTIDADE DO NORDESTINO NOS ACORDES DO REI DO BAIÃO.
2460 palavras
10 páginas
Trabalhar com a identidade de um povo é tarefa delicada, pois hoje em dia existem várias identidades inseridas em um mesmo povo, que vão mudando ao longo do tempo. No caso do nordestino isso não muda, e trabalhar essa identidade do homem nordestino através da música de Luiz Gonzaga, é uma alternativa de ver o homem do sertão com outros olhos: os olhos do próprio homem do sertão, despido de conceitos acadêmicos e conceitos. Apenas o olhar de quem viveu, e fala sobre o seu cotidiano. Para que essa questão se torne mais esclarecida, resolvi dividir este artigo em três partes: A questão da identidade; Luiz Gonzaga, vida de um sertanejo e A identidade nordestina impressa na obra de Luiz. Assim, espero tornar o tema o mais didático possível, para uma maior compreensão e entendimento de que a música é também, elemento chave na formação da identidade de um povo.
-A QUESTÃO DA IDENTIDADE:
A fragmentação da identidade é um assunto que, ultimamente, tem sido muito trabalhado por estudiosos e teóricos da area, como nos mostra Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade por exemplo. A identidade nos dias de hoje, está fragmentada, pois o mesmo povo carrega em sí, várias identidades diferentes, que em alguns aspectos podem divergir ou se encontrar. No Brasil isso se torna bem forte, tendo em vista a nossa diversidade cultural.
Me tomemos como exemplo para esclarecer tal afirmação. Sou brasileira, temos ai a primeira identidade: a nacional! Nordestina, que já diverge de outras pessoas assim como eu, brasileiras. Mulher, que já me coloca em uma posição onde não importa de onde eu venho, a minha identidade feminina se une a de todas as outras mulheres, e assim por diante. Concluindo assim que "o sujeito previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto não só de uma única, mas de várias identidades" (HALL, 2003, pag12.).
O povo nordestino carrega marcas fortes que definem uma identidade diferenciada das