ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
CURSO: ENG. BIOTECNOLÓGICA E QUÍMICA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
LARISSA DE SOUZA BARROS
PEDRO HENRIQUE PEREIRA DE OLIVEIRA
WÁVILEN NEVES DA CONCEIÇÃO
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO
GURUPI - 2013
INTODUÇÃO
Na aula prática de química geral, foi apresentado pelo professor José Antônio os materiais que seriam utilizados em pesquisas no laboratório. E tivemos conhecimento dos métodos a serem realizados com os mesmos.
De acordo com os valores obtidos, tínhamos que calcular a densidade dos líquidos e sólidos utilizados nos experimentos. A expressão usada para calcular a densidade é dada por: densidade = massa d = m volume v
A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Sendo que a densidade real dos materiais utilizados são:
Álcool ................................................................... 0.716 g/ml
Óleo ..................................................................... 0.93 g/ml
Vinagre ................................................................ 1.052 g/ml
Ácido clorídrico: HCl ............................................ 1.64 g/ml
Esfera (chumbo)