fayol
Administração era uma habilidade como outra qualquer, a qual poderia ser ensinada, uma vez que se compreendessem seus princípios básicos. a origem da abordagem clássica da Administração,se resume em dois importantes fatos:
- O crescimento acelerado e desorganizado das empresas;
- A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
OS PRINCÍPIOS DE FAYOL
Divisão do Trabalho
A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço
Autoridade e Responsabilidade
De acordo com Fayol, o equilíbrio entre a autoridade e a responsabilidade é condição essencial de uma boa administração. Disciplina
Na metodologia de Fayol, os meios para estabelecer e manter a disciplina eficaz são: bons chefes, convenções claras e justas.
Unidade de Comando
Na Teoria proposta por Fayol, em qualquer organização, a dualidade de comando era fonte perpétua de conflito, às vezes muito grave.
Unidade de Direção
Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo
Subordinação dos Interesses Individuais aos
Interesses Gerais
Fayol propõe alguns meios para garantir que os membros da empresa não priorizem seus interesses particulares: firmeza, bom exemplo dos chefes e regras justas.
Remuneração do Pessoal
A remuneração justa ao trabalho executado é um dos princípios que com certeza jamais se tornará arcaico, pois envolve não só remuneração financeira, mas também recompensas não financeiras.
Centralização
Fayol considerava a centralização como algo natural, utilizando o exemplo de que como no organismo, as sensações convergiam na direção do cérebro que emite as ordens para as deais partes do corpo.
Hierarquia
A importância deste princípio é destacada, pois as ordens, estratégias, convenções e comunicados em geral partem da autoridade superior com destino aos níveis gerencial e, como destinatário final, ao nível operacional, através da
via