A russia antes de 1917
Desde XVI , era uma monarquia absolutista 80% da população esta ligada a terra, 25% dela era cultiváveis do país.
As condições dos camponeses eram péssimas, a maioria eram analfabetos, nas cidades a vida não era muito diferente que a do campo, a economia Russa era essencialmente agrária, poucas indústrias, a maioria pertencia a estrangeiros, Franceses, Ingleses, Alemães e Belgas.
No começo do século xx eles descreviam seu país com nenhuma perspectiva de melhora de vida, sua situação piorou depois da guerra Rússia x Japão, a derrota da Rússia provocou uma grave crise econômica no país aumentando assim o descontentamento de diferentes grupos sociais, começaram ocorrer greves e movimentos de revindicação, duramente reprimidos pela policia czrista, o “Domingo Sangrento” é um exemplo deste regime ditador e opressor.
Este ambiente contribuiu para a difusão e a aceitação das ideias socialistas, principalmente á de Marx e Engeles, estas ideias se tornariam a base da Revolução Russa.
Em 1905 – Surge os Sovietes de trabalhadores, um conselho que coordenava o movimento operário nas fábricas, tendo papel decisivo na Revolução de 1917.
Em 1914 – A Rússia entra na 1° guerra mundial, acreditando que pudesse expandir o Império Russo e diminuir a insatisfação popular, mas o que aconteceu foi o contrário, acentuou o descontentamento e precipitou o processo revolucionário, agravou a situação econômica e social do país, em 2 anos e meio de guerra a Rússia perdeu 4 milhões de pessoas.
Em 1915 – Czar ll, decidiu assumir pessoalmente o comando do exército.
Em 1917 - Escassez de alimentos, ocasionando greves, a população pedia pão e o fim da guerra, a crítica ao regime monárquico era grande, o exército e a policia não reprimiam ( estava ao seu lado), Czar abdicou, entra um governo provisório, que decide continuar a guerra, a população cada vez mais se revoltava, grupos revolucionários exerciam grande atividades nas cidades, a manifestação de 17 de julho de