Revolução russa
João Alfredo, PE
Professor: William
Aluno: Hélder Raudiney . Série: 9° ano.
Trabalho de
História
Introdução
Em 1917, na Rússia, houve uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma grande potência do século XX junto aos Estados Unidos. Essa revolução acabou levando ao poder um grupo que pretendia formar uma sociedade "sem explorados nem exploradores". Eram os comunistas, que se orientavam pelas propostas formuladas por Marx e Engels no século XIX.
Desenvolvimento
Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista.1 A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, dona da maioria das terras cultiváveis. Das famílias dessa nobreza saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa. Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha a maior população da Europa, com cerca de 171 milhões de habitantes em 1904. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral2 . Enquanto isso, as ideologias liberais e socialistas penetravam no país, desenvolvendo uma consciência de revolta contra os nobres. Entre 1860 e 1914, o número anual de estudantes universitários cresceu de 5000 para 69000, e o número de jornais diários cresceu de 13 para 856.
Desde os últimos anos do século XIX, A Rússia vinha industrializando-se de forma acelerada, estimulada pelos investimentos feitos por capitalistas estrangeiros, principalmente franceses.Instalaram-se no país empresas de grande porte, e a classe operária cresceu rapidamente. Os operários estavam submetidos a uma exploração cruel: os salários eram baixos, as condições de vida eram péssimas e as jornadas de trabalho chegavam a quinze horas. Isso gerava um grande descontenatmento entre os trabalhadores.