Criticas de fayol
Administração é um todo do qual a organização é uma das artes. O conceito amplo de administração, como um conjunto de processos entrosados e unificados abrange aspectos que a organização por si só não envolveria, tais como previsão, comando e controle.
Fayol considera dois tipos de organização:
· Organização como unidade ou entidade social, ou qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos:
a) Organização Formal (Divisão do Trabalho - Racionalidade)
b) Organização Informal (Amizades - Grupos Informais Relacionamentos)
· Organização como função administrativa e parte do processo administrativo. Nesse caso ela significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer as relações entre eles.
A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura, em termos de forma e organização das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre essas partes. Restringe-s
O extremo Racionalismo na concepção da Administração
Os autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza de suas idéias. O abstracionismo e o formalismo são criticados por levarem a análise da administração à superficialidade, à supersimplificação e à falta de realismo.
Abordagem de Sistema Fechado
Composto de poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que podem ser manipulados por meios de princípios gerais e universais de administração. Apesar de todas as críticas, a teoria clássica é a abordagem mais utilizadas por iniciantes em administtração, pois permite permite uma abordagem sistemática e ordenada.
Abordagem incompleta da administração
A teoria clássica preocupou-se com a organização formal. A preocupação com a forma e a ênfase na estrutura levou a exageros. A abordagem está simplificada e incompleta, pois não considera