A revolução industrial
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicascom profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando otrabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novasrelações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como oliberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução industrial ocorrida na Inglaterra foi à grande responsável pela consolidação do sistema capitalista no qual vivemos hoje, embora tenha ocorrido de forma restrita somente na Inglaterra, a Revolução repercutiu em toda a economia mundial, superando enfim o antigo sistema que era o mercantilismo.
A Revolução Industrial teve inicio em meados do século XVIII na Inglaterra e consistiu em mudanças tecnológicas com um impacto muito profundo no processo produtivo das indústrias, afetando a vida social e econômica do mundo inteiro durante o século XIX. Com a descoberta da eletricidade, mudanças profundas afetaram os meios de produção humanos, pois se passou a usar máquina nas indústrias deixando assim o serviço braçal de lado, contratando pessoas somente para comandar as máquinas, afetando com isso a sobrevivência econômica e social de muitas famílias.
A Revolução Industrial quase põe fim à era Agrícola, pois muitos acostumados ao controle de seus próprios trabalhos, agora tinham que se submeter às regras e disciplinas das fábricas, além da concorrência commulheres e crianças a mecanização ainda desqualificava a grande maioria dos trabalhadores, que