Fundações
Missão/CESET: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade. | |
ST – 631 - 2003
FUNDAÇÕES I
PROF. HIROSHI PAULO YOSHIZANE
Fundações
1. Considerações: Trata-se do elemento estrutural que transmite ao terreno a carga de uma edificação.
1.1 Concepções básicas: O estudo de uma fundação compreende preliminarmente duas partes para a escolha do tipo de fundação: • Cálculo das cargas atuantes; • Análise do terreno.
As cargas estruturais devem ser transmitidas às camadas de terreno, capazes de suportá-las sem ruptura; As deformações das camadas de solo abaixo das fundações devem ser compatíveis com a das estruturas; A execução das fundações não deve causar danos às estruturas vizinhas; À par do aspecto técnico, a escolha do tipo de fundação deve levar em consideração o fator econômico.
2 Terreno: “Tipos”.
2.1 Rochas: São materiais componentes da crosta terrestre, os quais por essa definição, assumem a categoria dos produtos efusivos do magma, dos quais fazem parte basaltos e granitos. Há outro grupo de rocha, os chamados sedimentares, dos quais fazem parte calcários e alguns arenitos e siltitos. Finalmente temos também os denominados metamórficos, dos quais temos os gnaisses, mármores, alguns arenitos, siltitos e argilitos.
2.2 Blocos de rochas e matacões:
Blocos de rochas são definidos como partes de jazimentos fraturados e intemperizados com diâmetro médio acima de 1m, e geralmente no subsolo, se encontram esparsamente e envolto de solo laterítico (residual). Matacões são fragmentos similares às dos blocos de rocha, porém com diâmetro médio entre 0,25m a 1,0m. As frações de diâmetro entre 0,07m a 0,25m são