A Revolução Francesa e a Educação
A Revolução Francesa foi um conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro político, econômico e social da França.
Antes da Revolução, a França era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o absolutismo monarquio, p mercantilismo e a sociedade estamental.
A Revolução Francesa inspirou reformas em outros países, além de ter influenciado n independência das colônias espanholas e na proclamação da independência do Brasil.
Dentre as principais causas da Revolução Francesa, podemos destacar:
O custo da monarquia, o rei Luís XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilégios.
As ideias iluministas também influenciaram o desejo de reformas políticas e econômicas.
O gasto com guerras pesou na economia. A França participou da Guerra da Independência dos Estados Unidos e perdeu a Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra.
O quadro econômico na França era péssimo e a fome ameaçava a população. Seca prejudicava a agricultura e acentuava a miséria.
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi as ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comanda por Luís XVI.
O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha (prisão política da monarquia francesa). A queda da Bastilha em julho de 1789, tornou símbolo do início da Revolução Francesa.
Girondinos e Jacobinos
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia, tinham postura moderada e interesses em deter a revolução, a fim de evitar a desorganização econômica da França.
Já os Jacobinos, representantes da pequena e média burguesia e tinham postura radical. Dispostos a levar adiante a revolução e suas consequências.
Em agosto de 1795, foi criado o Diretório, no qual 5 membros exerciam o Poder Executivo, mais a crise econômica crescia cada vez mais, a corrupção e