Rev francesa e Karl Marx
&
O Pensamento Político de Karl Marx
Introdução
O presente trabalho possui como objetivo expor sobre o legado da Revolução Francesa, seus fatores históricos, políticos e sociais, e a sua contribuição para com a Humanidade. Também será abordado o pensamento político de Karl Marx, revolucionário filósofo, economista e cientista social alemão.
A Revolução Francesa de 1789 foi um grande marco à História da Humanidade. Motivada pelas desigualdades sociais existentes na França naquela época, marca o início da luta pelos direitos fundamentais do homem e pela queda do poder absoluto e despótico.
O pensamento de Karl Marx mudou radicalmente a história política da humanidade. Grande idealizador do Comunismo, ele repudiava o Capitalismo e defendia a luta de classes, necessária para extinguir a exploração do proletariado.
A Herança da Revolução Francesa
Para compreender o legado da Revolução Francesa, é necessário primeiramente o estudo de seu aspecto histórico, dos fatores que a desencadearam. Assim, tomando por base a obra de Cezzaretto¹, a Revolução Francesa, que teve inicio em 1789, com a queda da Bastilha (prisão onde estavam apreendidos os críticos do governo) e término com o golpe de Estado do 18 Brumário em 1799, pode ter sua causa abordada por três ângulos: a situação social, econômica e política vivenciada pelos franceses na época.
Socialmente, a população estava dividida em três estados, respectivamente: clero; nobreza; camponeses e burguesia. Este último encontrava-se insatisfeito com a desigualdade, com os privilégios cedidos ao clero e à nobreza.
Economicamente, os franceses enfrentavam fome e desemprego, fatores estes ocasionados por crises na agricultura e dificuldades na indústria devido à forte concorrência estrangeira.
Somado a situação econômica e social da época, na política, a burguesia tomou consciência de sua importância e interesse de classes, além de que o Estado