A revolução de 30
Na medida em que se difinia a contradiçao principal atrves do antagonismo entre latifúndio, aliado do imperialismo, e as forças nacionais, constituídas por amplos setores da burguesia nacional, da pequena burguesia e pelas classes populares, no interior da esquerda brasileira, passaram a buscar nos cortes mais significativos da historia do Brasil contemporâneo os traços da contradição principal. A intervenção da burguesia industrial no episodio revolucionário ter sido operado através de um movimento tenentista, se a burguesia industrial pode ser considerada em 1930 como fração autônoma de classe, ou como categoria social dependente dos grupos financeiros.
Boris Fausto Utilizando-se do conceito de "classe apoio" desenvolvido por Marx para identificar àqueles que, ao não conseguirem se auto-representar, são representados por outros e passam a apoiá-los, Fausto questiona se seria possível enquadrar a classe média nesta condição em relação aos "tenentes". O autor conclui que o Tenentismo não foi um movimento organizador das classes médias, nem o seu representante, apesar de admitir relações entre alguns núcleos da corrente sob análise de certos aspectos de sua prática política.
Ao falarmos de economia, a sociedade brasileira na primeira republica era caracterizada pelo dominio dos interesse do setor agrario exportador, em que seu principal produto era o cafe. A dependencia ao capital externo existente prejudicou o brasil apos a crise de 29 onde o preco do produto caiu, a saida foi a valorizacao do