Logistica
Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais; custo do frete.
As principais desvantagens que existem no transporte marítimo são:
* Pouca flexibilidade da carga
* A baixa velocidade de transporte
* Necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga
* Distância dos portos aos centros de produção
* Estragos ou perdas de carga.
2 - O transporte aquaviário se caracteriza por rapidez e alcance de operação relativamente limitada, uma vez que exige complementação por via férrea ou caminhões.
Para carregar e descarregar os navios nos portos é necessário uma alta produtividade: o navio precisa estar a maior parte do tempo trabalhando, ou seja, navegando; um navio parado no porto esperando para carregar ou descarregar significa prejuízo, menor número de cidades sendo visitadas e menor quantidades de carga sendo transportada. Também precisamos de operações de carga e descarga executadas com qualidade, com o menor índice de perdas possível, já que material danificado perde seu valor.
Alguns equipamentos agilizam bastante a operação de carga e descarga, são eles:
* Reachstackers: empilhadeira enorme, composta por um garfo especialmente projetado para esse fim, que pega o container inteiro, o movimenta dentro do pátio e o transfere entre caminhões e trens.
* MHC (Mobile Harbor Crane): guindaste móvel que movimenta containers e cargas especiais de tamanhos grandes.
* Portêineres: guindaste sobre trilhos que percorrem o costado do navio. Movimenta mais de um container por vez
3 – Para que não ocorra a chamada