A responsabilização publica no gerenciamento dos resíduos sólidos
Título do Projeto de Pesquisa do orientador cadastrado na PROPE: “CIDADE LIMPA” - TURISMO SUSTENTÁVEL COM INCLUSÃO SOCIAL. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CALDAS NOVAS E RIO QUENTE.
Título do Plano de trabalho:
A responsabilização publica no gerenciamento dos resíduos sólidos
Nome do Pesquisador: Gabriela Silva Soares Oliveira
Nome do Orientador: Professor Doutor Ycarim Melgaço Barbosa
Programa: PIBIC/CNPq
Local de execução: Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC
Vigência do plano de trabalho: Agosto/2011 à Julho/2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- MATERIAIS E MÉTODOS
4 – RESULTADOS
5- DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
6- BIBLIOGRAFIA
7 – APOIO
8 – AGRADECIMENTOS
1- INTRODUÇÃO
Turismo sustentável, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) "é aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente eqüitativo para as comunidades locais” (OMT, ano). Dessa forma, tem o objetivo de desenvolver os potenciais turísticos sem esgotar os recursos naturais e a cultura impregnada que estes possuem, além de evitar a degradação do meio ambiente.
Com o crescente desenvolvimento do turismo sustentável em todo o mundo, este, além de dar continuidade aos seus objetivos essências: de criar um fluxo intenso de pessoas, de ser instrumento na transformação sociocultural e econômica, gerar fatores de introdução social, bem como o surgimento de empregos e novos investimentos, passou também a ser um importante fator de conscientização ambiental.
Como pano de fundo a Conferência Mundial do Meio Ambiente, de Estocolmo em 1972, disseminou a consciência e a responsabilidade ambiental como elementos fundamentais ao desenvolvimento sustentável. Questão esta que recebe ênfase até mesmo na própria