A republica de platão
Traduzida comumente pelo latim República (de respública = coisa pública), indica tudo aquilo que compõe a origem e organização da Polis, as suas leis, as formas de governo, enfim. Devido a essa abrangência de significados, os temas tratados na obra são os mais variados.
No século IV a.C., surgiu em Atenas a primeira concepção de sociedade perfeita que se conhece. Trata-se do diálogo A República (Politéia), escrito por Platão, o mais brilhante e conhecido discípulo de Sócrates.
Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais ideias. Onde está descrito o Mito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras ideias. Em A República, Platão idealiza um estado ideal sustentado no conceito de justiça.
ESTADO IDEAL - Logo no inicio surge uma indagação: "Como seria uma cidade justa?”. Para responder a pergunta, Platão salienta que a justiça é uma relação entre indivíduos, e depende da organização social. Mais tarde fala que justiça é fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa função. A justiça seria simples se os homens fossem simples. Os homens viveriam produzindo de acordo com as suas necessidades, trabalhando muito e sendo vegetarianos, tudo sem luxo. Para implantar seu sistema de governo, Platão imagina que deve-se começar da estaca zero. O primeiro passo seria tirar os filhos das suas mães.
Para começar essa sociedade ideal, como